Davyd Cesar Santos

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Planos de saúde confirmam cobertura de substituição de implantes danificados

Planos de saúde confirmam cobertura de substituição de implantes danificados

Os planos de saúde afirmaram que vão arcar com parte dos prejuízos provocados pelas próteses mamárias adulteradas das marcas PIP e Rofil, como manda a determinação desta terça-feira (24) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com a determinação do órgão, publicada no Diário Oficial da União, os planos terão que cobrir o valor das próteses e dos procedimentos de substituição. Em casos de descumprimento, as operadoras poderão ser punidas com multas no valor de R$ 80 mil.
Até meados de janeiro, a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), já tinham publicado, por meio de nota, que iriam acatar à ordem da ANS e que as operadoras de saúde teriam um aumento em seus custos para a realização da nova cobertura. Já a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que tem como afiliadas a Unimed e Amil, entre outras 13 operadoras privadas, também vai cumprir com a regra. As instituições não sabem informar, no entanto, quanto devem gastara mais com a nova cobertura.   
Planos de saúde terão que cobrir próteses e procedimentos de troca dos silicones das marcas PIP e Rofil
Planos de saúde terão que cobrir próteses e procedimentos de troca dos silicones das marcas PIP e Rofil
No Brasil, cerca de 20 mil mulheres têm próteses das marcas holandesa e francesa. Quem não recorrer aos planos de saúde poderá ser atendido junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), que também vai realizar as trocas. De acordo com o Ministério da Saúde, os usuários do SUS que possuírem os implantes e que tiverem recomendação médica para a realização de cirurgia reparadora de troca de prótese podem procurar um dos 371 serviços de saúde habilitados em cirurgia reparadora. 
A orientação do Ministério da Saúde é o que o procedimento de troca das próteses seja realizado, em princípio, pelo serviço de referência onde o implante inicial ocorreu e de acordo com as diretrizes técnicas definidas pelo Ministério na última semana.
Já os pacientes que estiverem distantes do médico ou do estabelecimento que realizaram o implante poderão procurar um dos 371 serviços de saúde que oferecem cirurgia de média ou alta complexidade ou, ainda, qualquer unidade de saúde ou Centro de Especialidades do SUS mais próximo para a avaliação do implante e das condições de saúde do paciente e o devido encaminhamento à unidade que realizou o procedimento cirúrgico inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário